domingo, 3 de abril de 2011

Yves Saint Laurent

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent (1/08/1936 — 01/06/2008), nasceu na Argélia e chegou a Paris em 1954. Entrou para a École de la Chambre Syndicate de la Haute Couture e, pouco depois,  ganhou um concurso internacional de moda com um vestido de coquetel.

Christian Dior,  impressionado com seu estilo, contratou-o como assistente, aos 17 anos de idade. E, ao apresentar sua primeira coleção para a grife Christian Dior, em 1958, conquistou o prêmio Neiman Marcus, com vestidos trapézios e saias evasê, ganhando o apelido "Christian II".

Em 1957, com a morte de Christian, tornou-se o novo estilista da Maison Dior,  assumiu o controle criativo da casa aos 21 anos de idade, com o desafio de salvar o negócio da ruína financeira.

Depois, em 1961, abriu sua própria Maison, com Pierre Bergé. Realizando o primeiro desfile de sua marca em 1962. Assim, a sigla YSL, Yves Saint Laurent, tornou-se sinônimo de elegância, com cor, vida e movimento.
Foi o primeiro estilista que vestiu as mulheres com transparências e, em 1966, criou o smoking feminino, sua marca registrada. Criou, também, os terninhos com pantalona, o blazer e o vestido-camisa, revolucionando a moda nos anos 60 com as calças para mulheres.

Tornou-se um dos estilista mais importantes da alta-costura do século XX, aumentando suas vendas com acessório,s diversos como meias, bolsas, cintos, bijuterias e óculos. Criou também perfumes, como o Opium, um escândalo na época, por ter o nome associado à droga.
   
                                                                                                           
Em 2002, fez seu último desfile. Depois se aposentou, criticando o interesse comercial da alta-costura.

 
Imagens:Google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário