domingo, 3 de abril de 2011

Tecidos

Algodão, lã e seda são fibras naturais bastante usadas em roupas. Elas são longas, macias e flexíveis, permitindo a fácil criação de tecidos. A leveza do algodão a faz bastante popular para a produção de uniformes, enquanto a seda possui grande maciez, e a lã é um pouco mais pesada e proporciona aquecimento.

Materiais sintéticos, a maioria, derivados do petróleo, possuem vantagens e desvantagens em relação a materiais naturais. Materiais artificiais são geralmente mais resistentes, mas, em compensação, podem irritar a pele de alguns. Muitas vestimentas usam uma combinação de materiais naturais e artificiais, e, assim, o tecido resultante possui as características de ambos os tecidos usados na confecção.

3.1. Tecidos planos
São resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de "trama" e os fios dispostos dispostos no sentido vertical são chamados de "urdume". Dividem-se estes em sub-classes:

• Tecidos simples – tecidos formados por um conjunto de fios de urdume e um conjunto de fios de trama;

Tecidos compostos – mais de um conjunto de fios de urdimento e um ou mais conjuntos de trama;


3.2. Malha

Superfície têxtil, formada pela interpenetração de laçadas ou malhas que se apoiam lateral e verticalmente, provenientes de um ou mais fios. Divididas em:

• Trama – que são tecidos de malha obtidos a partir do entrelaçamento de um único fio, podendo resultar num tecido aberto ou circular
 

• Urdume – que são tecidos de malha obtidos a partir de um ou mais conjuntos de fios, colocados lado a lado, à semelhança dos fios de urdume da tecelagem plana



3.3. Mistos
São tecidos de malha por urdume ou trama com inserção (lay-in) periódica de um fio de trama, objetivando dar melhor estabilidade dimensional ao tecido. É também conhecido como malha laid-in.

3.4. Tramados

Produzidos em máquinas de malharia por urdume, chamadas tramadeiras, e são muito similares ao tecido plano, com a diferença que os fios de urdume são substituídos por colunas de malha. Com este tecido ganha-se em produção, pois a velocidade da tramadeira é muito superior ao do tear plano.
 


3.5. Tecidos especiais

São aqueles obtidos por processos dos quais resulta uma estrutura mista de tecido plano, malha e não-tecido, ou ainda, como resultante de soluções de polímeros de fibras aplicadas aos tecidos. Podem ser:

• Laminados - são estruturas obtidas pela colagem de dois tecidos diferentes ou pela simples aplicação de um impermeabilizante químico a um tecido qualquer.



• Malimo - estes tecidos levam o nome da máquina onde são produzidos. É uma estrutura obtida pela sobreposição, sem entrelaçamento, de camada de urdimento sobre a camada de trama e cuja amarração é obtida por uma cadeia de pontos de malha.

Fonte:http://www.adaptuniformes.com.br/estmod.php#3
Imgens:google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário