domingo, 3 de abril de 2011

Pierre Cardin

Pierre Cardin nasceu em 07/07/1922 e chegou em Paris em 1945. Começou o seu aprendizado com um alfaiate, em 1936, aos quatorze anos de idade. Mudou-se para Paris em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, onde estudava arquitetura e trabalhava.

Naõ  foi aceito na casa de moda da  Balenciaga, mas  trabalhou para Christian Dior como cortador de tecidos e em 1947 tornou-se o chefe do ateliê.

Fundou sua própria casa em 1950 e três anos depois, em 1953, começou com alta costura e lançou sua primeira coleção . Atualmente, conta com as lojas de Paris, Milão, Barcelona, Pequim, e no restante do mundo.

Considerado um designer italiano de moda, naturalizado francês, e o primeiro costureiro a lançar uma linha de prêt-à-porter.  Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda, futurista, inspirado na "era espacial", com formatos e motivos geométricos,  ignorando a silueta feminina. Lançou o "vestido bolha", em 1954, e foi o primeiro costureiro ao considerar o mercado de alta moda japonês, em 1959.

Criou a túnica Cosmos, em 1967, moda "cosmo-corpo" - um vestido tipo batina, sobre pulôver colado à pele e uma meia que desenha uma "silhueta espacial"-  e "pantalons à roulettes" - conjuntos de calças compridas com rodelas presas à calça por botões.

Cardin investiu também nas roupas unissex, algumas vezes experimentais, além dos casacos de pele em preto e branco e meias coloridas. Passou a exibir suas coleções no seu próprio espaço, aberto em 1971 na capital francesa, . O Espace Cardin (antigo Théâtre des Ambassadeurs) também é usado para promover novos talentos artísticos, de teatro, de música, entre outros. como muitos designers de moda da atualidade. Mas, em 1994,  decidiu mostrar sua coleção apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.                                  




Imagens:Google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário