domingo, 3 de abril de 2011

Versace

Gianni Versace nasceu  na Itália, em 1946, e começou a se interessar por moda trabalhando com sua mãe, que tinha uma pequena loja onde vendia roupas prêt-à-porter, desenhadas por ele.
Em 1972, aos 25 anos, criou com sucesso uma coleção para a confecção Florentine Flowers e outra para a De Parisini, que influenciaram a sua decisão de mudar-se para Milão, onde continuou a criar moda sob encomenda. Embora seu nome não aparecesse, consolidava seu estilo.
Em 1976, com auxilio de seu irmão, Santo, começou a organizar a empresa Versace. E em  março de 1978 abriu sua boutique,  apresentando uma coleção feminina na Galeria de Arte Permanente de Milão. Naquele mesmo ano lançou suas roupas masculinas, em seu próprio show room, conquistando noto prêmios. Sua marca se expandiu com novas linhas de roupa, como Instante, Versus, Versace Jeans Couture.

Foi amigo de seus clientes famosos - como Sting, Elton John, Madonna e princesa Diane -, que o contribuíram para que se tornasse uma personalidade no mundo pop. Suas coleções eram naturais e refinadas, chiques e esportivas, modernas e sensuais.

Em 1997 morreu tragicamente, assassinado nos degraus de entrada de sua mansão em Miami.  Após a sua morte, seus irmãos Donatella e Santo assumiram os negócios, ela assumiu a diretoria de criação da marca e ele tornou-se o presidente da marca. Mas a maior herdeira de toda a fortuna é sua sobrinha, Allegra Versace, filha de Donatella. Alguns meses antes de ser assassinado, Versace mudou o seu testamento, que já estava escrito há seis anos, passando metade do seu império para Allegra, que tinha na época apenas 11 anos.


Donatella e Santo Versace continuam ampliando os negócios no século 21,  lançando linha de maquiagem, desenhando e vendendo roupas, acessórios, perfumes, cosméticos, artigos de decoração para o lar e jóias.
Atualmente Versace é uma marcas mundialmente conhecida no mundo da moda, sinônimo de luxo e glamour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário