Se preocupar com o meio ambiente está na moda. De olho nessa tendência, os designers de jóias desenvolveram as biojóias - acessório de moda feitos com materia-prima orgânica, que não agridem a natureza. A nova moda é ecologicamente correta, alegre e colorida, além de mais uma forma de expressão e difusão da cultura brasileira. (Fernanda Basso)
O capim dourado, conhecido como ouro vegetal, é o material que está em maior evidência no ramo das jóias ecológicas. É uma fibra que, molhada, tem fácil manejo, possibilitanto a criação de inúmeros acessórios, como colares e brincos, além de mandalas e abajures.
Já os outros materiais como madeira, couro, folhas e insetos ressecados, são subemtidos a um processo exclusivo, que deixa somente as fibras banhadas em ouro, dando origem as biojóias mais cotadas no mercado.
Não à toa, diversas peças são exportadas para todo o mundo, garantindo o reconhecimento e o sustento de muitos artesãos. E, embora muita coisa seja vendida em outros países, as peças também podem ser encontradas nas principais feiras de artesanato e shoppings centers brasileiros.
Fonte: http://portaldeartesanato.uol.com.br/noticias/339/Biojoias+sao+a+nova+tendencia+no+mundo+da+moda
Jóias naturais:
Pérolas cultivadas:
Ecojóias, fotografadas por Patrícia Moura:
Peças confeccionadas com sementes:
Ouro, prata e biojóías:
Vídeos interessantes sobre a fabricação de Biojóias:
http://www.paratur.com.br/portal/joias-e-biojoias-amazonicas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário