Christian Dior (21/01/1905 — 24/10/1957) foi um importante estilista francês que marcou padrão de moda nos anos 50. Desenvolveu carreira na alta-costura trabalhando com outros estilistas famosos, traduzindo sonhos e a fantasia humana através de seus vestidos. Até hoje suas criações influenciam a moda mundial e a grife permanece como sinônimo de luxo e sofisticação.
Mudou o conceito criado por Chanel, após a guerra, da praticidade e simplicidade nas roupas femininas, lançando vestidos e saias longas, cintura marcada e busto acentuado. Os seus traços realçavam a feminilidade, com glamour e luxo, enquanto que a maioria dos estilistas lançava conforto e simplicidade.
O grande sucesso foi o "Tailler Bar", um casaquinho de seda bege acenturado, ombros naturais e ampla saia plissada, na altura dos tornozelos. Para completar o figurino, chapéu, luvas e sapatos de salto alto. O seu conceito do New Look vinha carregado de exagero: vestidos que usavam até 40 metros de tecido, quando os tradicionais eram confeccionados com 5 metros de tecido, alterando a mentalidade do racionamento no pós-guerraEm 1954, a grife abre uma loja em Londres, e depois outras lojas em outros países. Lança roupas pré-à-porter, além de encharpes, lenços de seda, luvas, bijuterias e lingeries. Suas criações eram usadas por celebridades, como Brigitte Bardot, Marlene Dietrich, Edith Piaf e Grace de Mônaco.
Durante dez anos Christian Dior foi o estilista mais admirado no mundo na moda. Faleceu deixando 28 ateliês, 1.200 empregados e Yves Saint Laurent como sucessor.
imagens:Google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário